A progesterona e o famoso dia 21

Quem já teve uma análise à progesterona para fazer a dia 21 de ciclo (DC21) põe o gráfico no ar!

Quem está a tentar engravidar, já se cruzou decerto com um pedido de análise à progesterona.

Como o nome indica, a progesterona é uma hormona “pró-gestação”, produzida pelos nossos ovários no pós-ovulatório  (fase lútea FL) e já falei sobre as suas múltiplas funções aqui.

É a progesterona que nos “aquece o corpo” pelo que, para quem mede temperaturas, é fácil identificar a duração desta fase nos seus ciclos, que pode variar entre os 9 e os 16 dias.

Quando estamos a tentar engravidar queremos ter fases lúteas de duração consistente que rondem os 12 a 14 dias pois níveis baixos desta hormona podem resultar em perdas espontâneas no arranque da gravidez.

E porquê a análise a dia 21? Esta é questão para queijinho no Trivial da fertilidade e conceção ✨
Num ciclo de 28 dias, com uma ovulação a meio de ciclo, i.e. a dia 14, o dia 21 será o será o 7ºdia de produção de progesterona, que é assumido como o dia em que esta atinge o seu pico de produção, daí a análise neste dia.

PORÉM isto não tem aplicação em talvez uns dois terços das mulheres.

São exemplos: uma mulher que, num ciclo de 33 dias, ovulou a dia 22; outra com ciclos de 28-29 dias que ovula a 19; ou ainda uma que, com ciclos de 35 dias ovula a 21… Estas mulheres vão fazer a análise à progesterona a dia 21 de ciclo porquê se o pico delas não ocorre nesse dia?! 🤦🏻‍♀️

Não temos todas ciclos de 28 dias (estima-se que estes ocorram apenas em cerca de 20% dos casos). Quando sim, isso também não significa que ovulemos sempre a dia 14, e, logo, não fazemos pico de progesterona a dia 21. E é por isto que o método do calendário e a previsão de janela fértil da tua app falha.

A coisa complica-se quando é receitado um medicamento para suplementação de progesterona.

Mais uma vez o protocolo não se aplica na maioria dos casos: assumindo a ovulação a 14 a toma é prescrita a partir de dia de ciclo 17 (que será o dia de confirmação que a ovulação ocorreu) – para muitas há-de ser cedo e para outras tarde…

Os médicos sugerem-te a aplicação do protocolo mas isso não significa que tu, tendo conhecimento dos teus ciclos, não possas dar-lhes a informação que eles não têm, e assim uma mão ajuda a outra. ☺️

Felizmente, vão aparecendo cada vez mais médicos disponíveis para ouvir e dialogar com as mulheres que recebem.
Espreita este relato de há poucas semanas atrás, de uma cliente minha:

Ontem fui á medica (…)
Mas foi muito engraçado! Falei de ti e de tudo que já tinha feito até aqui…
Entretanto qdo passou o [suplemento de progesterona]* disse para tomar ao 17 dia (tal e qual como tu tinhas dito) e então eu disse mas isso já é muito tarde para mim…eu ovulo entre o dia 9-11DC. E ela questionou logo como eu tinha tanta certeza… E eu “saquei” logo dos meus lindos gráficos (os quais sem ti não tinha sido possível – Obrigada!🙏) e disse pela T°, muco e OPK**. E ela comprovou e disse: “Estou a ver que conhece bem o seu corpo”.
A isto só tenho que te agradecer pelas ferramentas que partilhaste comigo e com todas as outras mulheres. Obrigada pelo o teu trabalho fantástico.

Nada bate a magia da informação e do diálogo.

E tu, sabes qual é o teu dia de pico de progesterona?

* o nome do medicamento foi retirado do testemunho
** teste de ovulação

NEWSLETTER

 

Detestas ter a caixa de correio cheia de emails? Eu também. Prometo só dar notícias de vez em quando!

Fechar
Este site, à semelhança de tantos outros, utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação.