tiróide, sobrancelhas e saúde menstrual

“Preocupem-se com as vossas sobrancelhas!”

Se acompanhas os meus posts de instagram, ou se já vieste a algum workshop do Círculo Perfeito, já te deves ter cruzado com esta frase.

Uso-a meio em tom de piada, meio a sério, porque o motivo está longe de ser estético.
As nossas sobrancelhas dão-nos informação sobre a nossa saúde e é isso que interessa.

Se olhares para as tuas sobrancelhas e imaginares que as divides em 3 partes iguais, repara se o terço externo está fraco, com pouco pelo ou expressão, ou se desapareceu sem motivo aparente (ou seja, sem que isso tenha sido resultado de remoção excessiva propositada)?

Se identificas essas alterações – ou se tiveste de recorrer a procedimentos estéticos para corrigir a discrepância entre essa parte e o resto da sobrancelha – pode ser útil escrutinares a tua tiróide.

A alteração do funcionamento da tiróide e, por consequência, os níveis circulantes de hormonas tiroideias afectam diretamente o comportamento dos folículos pilosos (afectando também o teu cabelo mas isso fica para outro artigo).

Pelo fino, ou que não volta a crescer na sobrancelha, peladas que surgem quase de noite para o dia, podem ser sinal de uma tiroidite ou de um hipotiroidismo, por exemplo.

Na ponta oposta, o hipertiroidismo também pode causar alterações nas sobrancelhas.
Pessoas a fazer medicação para a tiróide, se esta não estiver bem ajustada, poderão também ser afetadas pela perda de sobrancelha.

O mesmo é válido no pós-parto, onde entre cansaço, falta de sono e anemia, muitas vezes temos uma tiróide a gritar por atenção.

A boa notícia é que, uma vez estabilizado o funcionamento da tiróide, a seu tempo, o pelo voltará.

Tem em conta que o eixo que faz a gestão da tiróide no teu corpo, também coordena o funcionamento dos ovários, e logo, dos teus ciclo menstruais.

Se a tua tiróide trabalhar a mais ou a menos, teremos um ciclo menstrual que pode ser afetado de várias formas: desde uma amenorreia a menstruações de características alteradas, ou ciclos irregulares.

Há outras condições que contribuem para a alteração das sobrancelhas como níveis altos de androgénios (hormonas “masculinas”) e idade (à medida que envelhecemos, perdemos sobrancelha), mas se não encaixas em nenhum destes dois quadros para justificar o desaparecimento do pelo, e sobretudo se tiveres alterações de ciclo ou de peso, na próxima conversa com o teu médico pede para ver como está a tua tiróide.

Bons ciclos!

Fontes:
British Thyroid Foundation
DOI: 10.4103/0974-7753.114701
DOI: 10.1210/jc.2008-0283