- Estatísticas: 3
- Publicado: 07/06/2018
- Categoria: Ciclo Menstrual, Fertilidade
Bom timing
Apesar de não fazer muitos posts sobre o assunto, não faltam
mulheres a evitar gravidezes indesejadas ou a trabalhar no sentido de um maior equilíbrio hormonal todos os meses, com o que levam das sessões e workshops do Círculo Perfeito.
A importância de reunires informação séria, fidedigna e adequada às tuas necessidades é crucial para atingires os teus objetivos. Daí oferecer acompanhamentos personalizados com orientações dirigidas a cada caso específico, porque não somos todas iguais.
Artigos e fóruns de internet podem ser um ponto de partida mas acabam muitas vezes por nos deixar a comparar o nosso caso com outros que pensamos ser idênticos mas que, quando vistos à lupa, não têm nada em comum.
Não há soluções gerais para casos individuais…
Quanto mais cedo vêm ter comigo, maior a ajuda que posso fornecer.
E se há uns anos atrás eu era um último recurso, cada vez mais sou contactada por mulheres que ainda estão na contraceção hormonal mas que a querem deixar, estão a começar a pensar em engravidar, querem começar a fazer a gestão natural da sua fertilidade, estão em amenorreia há pouco tempo e não querem “panicar”, ou querem perceber o que podem fazer com a sua TPM ou sintomatologia associada ao ciclo antes de entrarem com medidas de recurso. E trabalhar assim, no início de tudo, é outra coisa ?
A 3 de maio recebi este mail da Sofia*:
Eu e o meu companheiro decidimos começar a tentar engravidar. Já não tomo a pílula há dois anos, mas até agora temos usado preservativo (exceto no mês passado, mas não engravidei). Gostava de compreender melhor o meu ciclo, já li algumas coisas mas ainda estou um pouco confusa. Além disso, tenho períodos dolorosos e, apesar de a ginecologista dizer que está tudo bem, tenho medo que talvez não esteja! Gostava por isso de marcar uma sessão individual, para tentar perceber melhor como isto funciona 🙂
Que maravilha! Alguém que me chega com 2 anos de pós-pílula, registo de ciclos e mesmo no início do processo de tentativas, sem stresses, nem hormonas extra, tratamentos, etc. Fiquei animada. Estes casos costumam ser simples.
Fizemos uma sessão e estava tudo OK com a saúde menstrual da Sofia para se avançar para uma gravidez natural, ainda por cima com ótimo timing pois o ciclo menstrual estava mesmo a começar e a Sofia super-comprometida em cumprir com o que lhe propus.
As minhas sessões de primeira vez incluem um mês de acompanhamento após a mesma, pelo que todas as manhãs lá ía espreitando o gráfico da Sofia. Validámos ambas o muco fértil quando este surgiu.
Depois, pelo gráfico, a confirmação da ovulação, um bom timing sexual na janela fértil, um spotting de implantação e 16 dias de fase lútea (FL) ?
Falámos no domingo, disse-lhe para aguardar mais um bocadinho e ontem, com 19 dias de FL confirmados, enviei-lhe mail para saber como estava. Aqui a resposta:
Olá Patrícia!
Não resisti e ontem fiz o teste… Ainda nem tinham passado os 20 segundos dentro do copinho já estava a ver a ver as duas riscas!!! ?? Nunca pensei que acertássemos logo à primeira!! Sem dúvida que o devo a toda a informação que descobri contigo ☺️ e agora… pânico ???
Plim ✨????
Portanto, quer queiras usar a gestão natural da tua fertilidade para engravidar ou não engravidar, perceber o que se passa com os teus ciclos e com a tua saúde menstrual e fertilidade, sair da contraceção hormonal ou restabelecer o teu equilíbrio hormonal, sabe que quanto mais cedo recolheres informação, melhor.
O segredo é simples e só este: informação, informação, informação. Boa, fidedigna e dirigida às tuas necessidades.
E, claro, um bom timing também ajuda ☺️
Queres saber mais sobre as sessões individuais? Espreita aqui.
Bons Ciclos!
* A Sofia tem outro nome, mas isso já sabias, certo?