Uma nova vida

Ao que parece, o início de uma nova vida faz-se com uma explosão! ?

Um estudo publicado Scientific Reports em Abril de 2016 dá-nos conta desta última descoberta no campo da reprodução.

Um explosão de zinco ativada por uma enzima contida no espermatozóide quando fecunda o óvulo, e filmada pela primeira vez em humanos, permite-nos saber não só que a fecundação ocorreu mas o tamanho da explosão estará diretamente ligado à qualidade do ovo acabado de produzir.

Ao fim de 5 anos em testes de laboratório com ratinhos, foi uma surpresa para os investigadores descobrir que o processo nos humanos é exatamente o mesmo.

No campo da reprodução medicamente assistida, e porque se estima que 50% dos óvulos fecundados não sejam de qualidade por questões de material genético, esta descoberta abre caminho para a utilização de novos parâmetros de avaliação, facilmente visíveis e não-invasivos, permitindo uma melhor escolha dos óvulos fecundados aquando das transferências. O objetivo é reduzir as tentativas-erro destas técnicas e, por conseguinte, a frustração dos casais que a elas recorrem.

A descoberta foi feita pelo investigador Nan Zhang da Northwestern University e promete abrir caminho no campo das técnicas medicamente assistidas.

Créditos: Northwestern University

Bons ciclos,