lauren wasser SCT circulo perfeito

Síndroma do Choque Tóxico

É uma daquelas coisas que já ouvimos falar, lemos a correr no folheto dos tampões mas que “só acontece aos outros”…

Em 2015, os media deram a conhecer a história de Lauren Wasser, uma modelo norte-americana de 24 anos que perdeu uma perna que gangrenou em sequência da SCT causada pelo uso de tampão.

Os casos fatais de SCT são raros e pouco conhecidos mas estimam-se 40 novos casos anuais na Grã-Bretanha. Apesar de não haver dados em Portugal isso não significa que possamos fechar os olhos ao tema.

Em Março, uma adolescente britânica de 13 anos foi mandada para casa, após observação, com um diagnóstico de mal-estar gastrointestinal. Uma semana depois, viria a falecer. A causa: SCT. 

O que sabemos hoje (ou melhor, desde o final dos anos 80!) é que os materiais e fibras sintéticas utilizados em alguns tampões criam condições propícias ao aparecimento de bactérias Staphylococcus Aureus que originam a SCT.

À medida que vamos crescendo o nosso sistema imunitário fica mais capaz de dar resposta a estas situações e por isso (apesar de existirem casos fatais de SCT em mulheres com mais de 40 anos) esta é conhecida como uma “doença de adolescentes”. 

Estima-se que uma mulher possa fazer um uso total de cerca de 16.000 tampões durante a sua vida menstrual pelo que, pela sua saúde, importa reter:
– Se usas tampões, escolhe os de algodão, sem asbestos, dioxinas ou fibras sintéticas.
– Não excedas as horas de utilização.
– Se te sentires indisposta, nauseada, com vómitos, erupções cutâneas ou dores abdominais, retira o tampão imediatamente e procura ajuda médica.
– Lê atentamente o folheto dos teus produtos de higiene menstrual.

Bons Ciclos!