- Estatísticas: 1
- Publicado: 28/11/2017
- Categoria: Ciclo Menstrual
Período Festivo
Mais um “período festivo” à porta, que por aqui é como quem diz “a menstruação mais próxima do Natal e do Ano Novo” 🙂
Estas costumam ser, bem como as de Janeiro e Fevereiro, – as menstruações mais “difíceis” do ano.
Porquê? Porque o período não é uma coisa que “nos acontece” – o ciclo menstrual responde diretamente à nossa dinâmica física, psíquica e emocional e as festas de fim de ano são sempre um desafio para a maioria das mulheres: seja pelo excesso de trabalho (em termos profissionais ou dos afazeres em casa), seja pelos excessos alimentares (“depois desta filhós, não como mais nada, a sério”), seja pelas questões emocionais (de encontro ou confronto com a família).
Deixo-te 6 dicas simples para manteres a tua saúde menstrual este Natal (e durante o 1º trimestre do ano, porque, lembra-te, o ciclo espelha os teus últimos meses):
- Organiza-te.
Sabes quando vais menstruar? Mais ou menos? Então, olha para o teu calendário de festas e, entre jantares de empresa, compromissos familiares e encontros para trocas de presentes, garante que te dás um ou dois dias para abrandares, cuidares de ti e ganhares fôlego para continuar. - Mexe-te!
Eu sei. Está frio, chove e o tempo não chega para tudo. Deixa cair o que não é essencial mas não falhes o ginásio. Se não costumas praticar desporto garante que fazes as compras de última hora ao ar livre, fora de grandes superfícies e a pé. O exercício físico regular é fundamental para um ciclo menstrual saudável. - Diz “Não”.
Jantar com as amigas, jantar da empresa, almoço com família, dia com primos, visitar avó, chegada de amigos de fora… Ufa. Dá-te o presente gratuito e gentil de dizer “não” aos outros para dizeres sim a ti própria. Se estiveres ansiosa com a quantidade de compromissos que assumiste, desmarca. Para o ano há mais ? - Evita conversas que só chateiam e aborrecem.
Sim, tu sabes quais são. Para umas há-de ser o “quando casas?” mas também pode ser o “então e bebés?” ou a variação “então e o próximo?”… Todas as famílias são diferentes mas há um denominador comum em todas: aquele parente que é um chato de primeira. Foge dele. Entra tarde, sai cedo, sorri e acena. - Sê Lady Ava na mesa.
Quem é a Ava? Não faço ideia mas assim vais lembrar-te das iniciais daquilo que precisas ter em atenção, quando a mesa está posta: A-V-A:
Álcool (não abuses),
Vegetais (todos os que puderes)
Açúcares (não abuses). - Pede ajuda!
Se és das valentes que faz (quase) tudo em casa – consoada, almoço de natal, passagem de ano, etc. – pede ajuda! Quando te perguntarem do que precisas, saca da lista: “traz sobremesa”, “compra-me colorau antes de vires”, “coloca a loiça na máquina”, “põe os miúdos a dormir a sesta”, “dá boleia de volta aos meus primos que estão sem carro”, “leva o lixo quando saíres”, etc. O segredo é dividir para reinar!
Soa mais simples dito que feito, eu sei, mas nada como umas linhas orientadoras para saberes o que podes fazer para salvaguardar a tua saúde menstrual.
Se sempre quiseste tirar dúvidas, colocar questões, perceber melhor o teu ciclo ou o diagnóstico que te deram, se queres ajuda para ler os teus gráficos de fertilidade ou queres ajuda para começar o MNF, preparar-te para engravidar no próximo ano, lembra-te que há sessões individuais todas as semanas em Lisboa, em Paço D’Arcos ou onde quer que estejas, porque a internet é uma coisa maravilhosa!
Boas festas e bons ciclos 🎄