natal circulo perfeito

Período Festivo

Mais um “período festivo” à porta, que por aqui é como quem diz “a menstruação mais próxima do Natal e do Ano Novo” 🙂

Estas costumam ser, bem como as de Janeiro e Fevereiro, – as menstruações mais “difíceis” do ano.

Porquê? Porque o período não é uma coisa que “nos acontece” – o ciclo menstrual responde diretamente à nossa dinâmica física, psíquica e emocional e as festas de fim de ano são sempre um desafio para a maioria das mulheres: seja pelo excesso de trabalho (em termos profissionais ou dos afazeres em casa), seja pelos excessos alimentares (“depois desta filhós, não como mais nada, a sério”), seja pelas questões emocionais (de encontro ou confronto com a família).

Deixo-te 6 dicas simples para manteres a tua saúde menstrual este Natal (e durante o 1º trimestre de 2018, porque, lembra-te, o ciclo espelha os teus últimos meses):

  1. Organiza-te.
    Sabes quando vais menstruar? Mais ou menos? Então, olha para o teu calendário de festas e, entre jantares de empresa, compromissos familiares e encontros para trocas de presentes, garante que te dás um ou dois dias para abrandares, cuidares de ti e ganhares fôlego para continuar.
  2. Mexe-te!
    Eu sei. Está frio, chove e o tempo não chega para tudo. Deixa cair o que não é essencial mas não falhes o ginásio. Se não costumas praticar desporto garante que fazes as compras de última hora ao ar livre, fora de grandes superfícies e a pé. O exercício físico regular é fundamental para um ciclo menstrual saudável.
  3.  Diz “Não”.
    Jantar com as amigas, jantar da empresa, almoço com família, dia com primos, visitar avó, chegada de amigos de fora… Ufa. Dá-te o presente gratuito e gentil de dizer “não” aos outros para dizeres sim a ti própria. Se estiveres ansiosa com a quantidade de compromissos que assumiste, desmarca. Para o ano há mais 😉
  4. Evita conversas que só chateiam e aborrecem.
    Sim, tu sabes quais são. Para umas há-de ser o “quando casas?” mas também pode ser o “então e bebés?” ou a variação “então e o próximo?”… Todas as famílias são diferentes mas há um denominador comum em todas: aquele parente que é um chato de primeira. Foge dele. Entra tarde, sai cedo, sorri e acena.
  5. Sê Lady Ava na mesa.
    Quem é a Ava? Não faço ideia mas assim vais lembrar-te das iniciais daquilo que precisas ter em atenção, quando a mesa está posta: A-V-A:
    Álcool (não abuses),
    Vegetais (todos os que puderes)
    Açúcares (não abuses).
  6. Pede ajuda!
    Se és das valentes que faz (quase) tudo em casa – consoada, almoço de natal, passagem de ano, etc. – pede ajuda! Quando te perguntarem do que precisas, saca da lista: “traz sobremesa”, “compra-me colorau antes de vires”, “coloca a loiça na máquina”, “põe os miúdos a dormir a sesta”, “dá boleia de volta aos meus primos que estão sem carro”, “leva o lixo quando saíres”, etc. O segredo é dividir para reinar!

Soa mais simples dito que feito, eu sei, mas nada como umas linhas orientadoras para saberes o que podes fazer para salvaguardar a tua saúde menstrual.

Se sempre quiseste tirar dúvidas, colocar questões, perceber melhor o teu ciclo ou o diagnóstico que te deram, se queres ajuda para ler os teus gráficos de fertilidade ou queres ajuda para começar o MNF, preparar-te para engravidar no próximo ano ou saber se vale a pena vir a um workshop em 2018, lembra-te que as sessões individuais acontecem todas as semanas em Lisboa ou em Paço D’Arcos (ou ainda via skype) e que haverá notícias em breve sobre datas de wks em breve na newsletter do CP e depois pelo site.

Boas festas e bons ciclos!

Leave a Reply

NEWSLETTER

 

Detestas ter a caixa de correio cheia de emails? Eu também. Prometo só dar notícias de vez em quando!

Fechar
Este site, à semelhança de tantos outros, utiliza cookies para melhorar a tua experiência de navegação.