Daysy: 5 anos depois

A Daysy é um monitor de fertilidade: uma solução chave na mão para quem não quer aprender o MNF, não consegue medir temperaturas à mesma hora e reúne critérios para fazer uso dela (ex. não estar em perimenopausa, ter ciclos regulares, etc.).

Ou seja, a Daysy é uma maquininha que te diz se estás fértil ou não, mediante um algoritmo que usa as tuas temperaturas e faz uma estimativa de quando será a tua próxima janela fértil.

Passaram cinco anos desde que escrevi esta review, que te convido a ler.

Hoje venho apenas esclarecer e acrescentar uns pontos a este assunto.

Recomendar | Não recomendar

As instrutoras de métodos naturais de fertilidade são aconselhadas nas suas formações a não recomendar este tipo de aparelhos como a Daysy.

Porquê?
Porque eles se baseiam numa estimativa da tua janela fértil e já sabemos que o dia da ovulação não se estima porque está dependente da avaliação que o teu corpo faz de ambiente e recursos e pode, por isso, atrasá-la (ou eventualmente adiantá-la).

Isto significa que a falibilidade destes dispositivos é real, sobretudo se o teu quotidiano não for rotineiro e estável, e a tua saúde também não.
á para não dizer que se não tens ciclos regulares, não és elegível para ser utilizadora.

A controvérsia do estudo da Daysy

No artigo anterior sobre a Daysy, que escrevi em 2018, deixei um link para o estudo publicado sobre a taxa de eficácia deste monitor.

O estudo acabou por ser retractado em 2019 (apesar da contestação dos autores) após terem sido encontradas incongruências na metodologia do mesmo.

Em consequência, o fabricante deixou de poder fazer o claim da taxa de eficácia de 99.4% por ser considerado “enganoso” e não haver evidência de suporte.

To daysy or not to daysy

Estive uns tempos sem recomendar a Daysy e a amadurecer ideias sobre o assunto.

Tem sido incrível o avanço da tecnologia ao serviço destas coisas “de mulheres”, o surgimento de empresas de femtech e o seu crescimento (algumas a chegar aos 1400% em 5 anos).

Mas não nos iludamos! Isto não acontece tudo por boa vontade, mas sim porque fazemos agora parte de uma fatia de mercado com poder de compra e porque a saúde, o bem-estar e o fitness estão na moda, e a (in)fertilidade também. Aliás, quanto mais vulnerável estiver o consumidor, mais fácil vai ser vender-lhe uma coisa qualquer. Simples.

Contudo, o que tenho observado com as minhas clientes que são utilizadoras da Daysy é que é possível ser uma power user da tecnologia, se não descurares o “trabalho de casa” (ou seja, aprenderes o mínimo sobre o teu ciclo menstrual para não andares à mercê de um algoritmo que nem compreendes).

O que é que isto significa?

Imagina que não queres engravidar e estás a usar a tua Daysy que te diz que hoje é um dia seguro para teres sexo. Porém, numa ida ao WC observas muco cervical que te informa que poderás estar perto de ovular. Uma power user que não quer engravidar, tomará precauções no sentido de obter a maior segurança e não correr riscos.

Isto é, com literacia de corpo, a tecnologia pode ser uma companheira útil.

Portanto, se leste o ebook sobre o MNF e o Não é só Sangue, vieste a pelo menos uma sessão de introdução ao método natural de fertilidade, e tens boa informação do teu lado, terás na Daysy uma boa aliada.

Se não fizeste nenhuma dessas coisas, a Daysy fará o seu trabalho, ajudando-te como pode, e tu assumes esse risco.

E há desconto?

Se a Daysy for a ajuda pela qual esperavas, podes usufruir de um desconto ao usares este código no checkout: DaysyEU+278.

Espreita o site da Daysy, pesquisa e lê. Deixo-te um vídeo no final deste post.

A Daysy é vendida diretamente pelo seu fabricante através do site https://daysy.me/ e costuma chegar no prazo de 3-5 dias úteis.

Se falas inglês, junta-te ao grupo de apoio entre utilizadoras no Facebook onde costuma haver sempre alguém disponível para ajudar.

Bons Ciclos,

video
play-rounded-outline
Vídeo sobre utilização da Daysy 2.0
Hide picture