Espermograma?

[post de instagram]

It takes two to tango – são precisos dois para dançar o tango, mas às vezes parece que não…
.
Quando comecei a fazer acompanhamentos a casais em Procriação Medicamente Assistida, há uns dez anos, era raro ter-se pedido espermograma durante as tentativas naturais.
.
Hoje, felizmente, as coisas estão um bocadinho diferentes mas o protocolo ainda passa por esperar 6 meses a um ano de tentativas, antes de se pedir uma análise ao esperma.
.
Não sou grande fã deste tempo de espera por dois motivos (são mais mas estes são os + importantes e que cabem num post de Instagram):
.
⠀⠀
1. Da mm maneira q a monitorização dos ciclos nos permite pré-diagnosticar desequilíbrios na mulher, um espermograma permite aferir a saúde geral do homem num dado momento.
.
2. A comunidade científica começa agora a interessar-se pela relação entre a qualidade espermática e as perdas de primeiro trimestre (sobretudo se recorrentes). .
⠀⠀
Precisamos tirar o peso de cima do corpo da mulher e entender que se um casal quer viajar até um país distante, noutro continente, ambos precisam tratar do passaporte e fazer profilaxia para uma ou outra condição de saúde à qual estarão expostos à chegada. Aqui, é igual. A viagem é a dois e um chega ao aeroporto eventualmente sem passaporte…
.
Assumir que, neste tango ou viagem, é sempre o corpo da mulher que é falho, é coisa que terá de cair por terra em breve, e pode começar já hoje, se desmistificarmos o exame e o enquadrarmos numa dinâmica de saúde onde ambos membros do casal contribuem com a sua parte p o bem (e objetivo) comum.
.
⠀⠀
Há neste momento alguns laboratórios que não exigem prescrição médica para o espermograma. .


⠀⠀
[Nota1: neste momento, não estou a acompanhar processos de PMA a não ser a clientes da comunidade LGBTQIA+; a linguagem no Círculo Perfeito por questões que se prendem com as concepções naturais apresenta-se sobretudo cm heteronormativa mas o espaço e as sessões são inclusivas 💜]
.
⠀⠀
[Nota2: por favor, não enviem espermogramas, análises ou casos por mensagem privada. Nem para mim nem para ninguém.
Se vos interessa uma opinião ou discutir o caso, as redes sociais não serão nunca o sítio adequado. Cuidem da vossa saúde ✨].